O declínio das ações da Netflix chegou aos 342 dólares por ação, colocando a empresa a valer menos 25 mil milhões de dólares. Esta foi a reação dos acionistas e dos mercados face à confirmação de que a base de utilizadores da Netflix cresceu a um ritmo mais lento do que o previsto no último trimestre.
A Netflix confirmou que conseguiu 5,2 milhões de novas contas em três meses, menos um milhão do que o previsto. Para o trimestre atual, a empresa prevê conseguir atrair cinco milhões de novos utilizadores.
Os executivos da Netflix, em conversa com os acionistas e analistas, desvalorizaram a quebra, quer do número de utilizadores, quer das ações, realçando que o crescimento nos últimos 12 meses ultrapassou todas as expectativas. A empresa considera que a “culpa” do abrandamento do crescimento se deve a previsões imperfeitas.
Por outro lado, a Netflix não lançou nenhuma grande série que se tenha tornado um fenómeno durante este trimestre. Desde 2013, com House of Cards, que a Netflix tem conseguido lançar novas séries e captar o interesse de milhões de novos utilizadores. O Business Standard recorda que este trimestre se travou o Mundial de Futebol da Rússia, o que pode ter também contribuído para desviar as atenções dos espetadores.
Os planos de expansão da Netflix incluem desenvolver conteúdos em outros idiomas que não o Inglês, aumentar os investimentos na criação de conteúdos e gastos com marketing. «A nossa estratégia passa por continuar simplesmente a melhorar, como temos feito todos os anos», esclarece a Netflix em comunicado.