exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Huawei pode entrar no mercado de portáteis em Portugal já este ano

A marca diz que está a estudar seriamente o assunto e revelou que, pela primeira vez, foi o fabricante que mais smartphones vendeu no mercado nacional no mês de maio

  • 333
Paulo Matos

Paulo Matos

Jornalista

A Huawei confirmou hoje oficialmente que está a estudar seriamente a possibilidade de começar a vender portáteis no mercado nacional. Tiago Flores, Sales Director da Huawei Portugal, afirmou que poderá haver novidades muito em breve, não descartando a possibilidade dos PCs chegarem a Portugal ainda este ano.

Este assunto foi abordado numa apresentação à imprensa que decorreu em Lisboa e que serviu principalmente para a Huawei partilhar alguns números referentes ao seu negócio. Assim, no que diz ao mercado português, a empresa salienta que, pela primeira vez, alcançou no mês de maio a primeira posição do ranking das marcas de smartphones mais vendidos. A quota de mercado em Portugal foi de 28%, sendo que, no período homólogo do ano passado, o valor era registado era de 23%.

A Huawei estima que, globalmente, se venderão 3 milhões de unidades de smartphones este ano em Portugal e os segmentos de preços mais elevados são os que estão a crescer mais, um fator considerado típico de um mercado maduro. Por exemplo, as vendas dos topos de gama da Huawei cresceram 130% no primeiro semestre de 2018 em relação ao ano transato.

A nível internacional, o número em destaque foi 100 milhões, correspondente aos dispositivos que a Huawei vendeu só nos primeiros sete meses deste ano. O fabricante chinês demorou 12 meses para atingir este valor em 2015, 10 meses em 2016 e 9 meses em 2017.

Para finalizar, a marca mantém-se otimista para o futuro, uma vez que está a apostar forte em duas áreas que considera essenciais para fornecer uma boa experiência ao consumidor: Inteligência Artificial e conectividade 5G.

  • 333