O novo enquadramento legal para a privacidade na Europa, os problemas de privacidade como o Cambridge Analytica e a maior concorrência fazem com que o Facebook apresente resultados financeiros para o trimestre abaixo do esperado. As ações da empresa desvalorizaram até um quarto depois destes anúncios e de os executivos terem avisado que as margens de lucro durante anos iriam ser afetadas.
O responsável financeiro do Facebook, David Wehner, alertou os investidores de que o lucro operacional da empresa caiu 44% neste trimestre, face aos 47% registados há um ano, noticia a Reuters. Por outro lado, os custos subiram 50% face ao ano anterior, para os 7,4 mil milhões de dólares usados para aumentar a monitorização sobre o que é publicado na rede social e lidar melhor com a proteção da privacidade dos utilizadores. As vendas de publicidade na plataforma cresceram 42%, o ritmo mais lento que é registado nos últimos três anos.
O CFO do Facebook também justificou estes resultados com flutuações da divisa e com a mudança dos utilizadores para funcionalidades onde o Facebook mostra menos publicidade ou cobre menos, por serem menos usadas.
O número de utilizadores do Facebook baixou para os 1,5 mil milhões, embora o número total de utilizadores dos serviços da empresa tenha subido para os 2,5 mil milhões. A diferença é que cada vez mais pessoas usam WhatsApp, Messenger ou Instagram, onde os modelos de publicidade e rentabilização ainda estão muito no início.
O Facebook revelou 5,1 mil milhões de lucro, ou 1,74 dólares por ação.