exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

União Europeia quer carregador comum para smartphone

O regulador europeu não está satisfeito com a inércia mostrada pelos fabricantes e vai deliberar sobre como avançar no sentido de promover a utilização de um carregador comum para smartphones.

  • 333

Exame Informática

A Europa está preocupada com o desperdício causado pelo facto de diferentes marcas optarem por diferentes carregadores, no que a smartphones diz respeito. Só na última década foram criadas 51 toneladas de lixo eletrónico por ano proveniente dos carregadores obsoletos, além do incómodo para os consumidores. A comissária Margrethe Vestager afirmou que a União Europeia está a estudar a melhor forma de instituir o carregador comum.

Em 2009, Apple, Samsung, Huawei e outras 11 empresas assinaram um memorando, onde se comprometiam a ter carregadores harmonizados para os novos telefones que chegassem ao mercado em 2011. Depois de este memorando caducar, em 2013 e 2014, algumas destas empresas assinaram novas cartas de intenção. No entanto, utilizadores de iPhone e de Android continuam a ter de usar carregadores distintos, lembra a Reuters.

«Dado o progresso insatisfatório com a abordagem voluntária, a Comissão vai lançar em breve um estudo do impacto para avaliar custos e benefícios para outras opções», afirmou Vestager. Estes estudos vão então determinar os próximos passos dos reguladores europeus no caminho para um carregador universal de telemóvel.