exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

EUA querem ter Força Espacial em 2020

Donald Trump já tinha abordado a possibilidade de se criar um novo ramo militar dedicado ao Espaço. Agora é a vez de Mike Pence, o vice-presidente, anunciar a intenção de ter a Força Espacial ativa já em 2020.

  • 333

Exame Informática

«Chegou o tempo de escrevermos o próximo capítulo na história das forças armadas. É tempo de estabelecer a Força Espacial dos EUA», disse Pence durante um discurso no Pentágono. O vice-presidente revelou que o Departamento de Defesa dos EUA está a preparar o plano para sujeitar à aprovação do Congresso de forma a que a Força Espacial esteja mesmo a operar já em 2020.

«Os nossos adversários já transformaram o espaço num domínio de combate (...) a paz só é possível através da força», referiu Pence. Durante o discurso, foi mencionado o episódio de 2007 quando a China lançou um missíl para destruir um dos seus próprios satélites, o que resultou em mais de 3000 pedaços em órbita e chegou a ser visto como uma demonstração de capacidade militar.

Trump e Pence pretendem a criação de um novo ramo das forças armadas, algo que não acontece desde 1947, com o nascimento da Força Aérea. A Força Espacial não será criada de raiz, mas irá buscar recursos a outros ramos, nomeadamente à Força Aérea.

A próxima proposta de orçamento de Trump vai incluir oito mil milhões de dólares para aumentar a segurança espacial nos próximos cinco anos.