exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

HoloLens e Surface Hub vão ser usados durante operações ao coração no Reino Unido

Um hospital pediátrico do Reino Unido tem planos para usar o HoloLens e o Surface Hub da Microsoft durante operações ao coração.

  • 333

Exame Informática

O hospital Alder Hey vai permitir o uso de um Surface Hub para permitir que o corpo clínico possa partilhar imagens e trabalhar de forma colaborativa. Além disso, o hospital anunciou ainda que vai permitir o uso do HoloLens da Microsoft durante operações ao coração. O cirurgião Rafael Guerrero considera que «o HoloLens e a realidade mista vão permitir-me, no futuro, ver os relatórios clínicos do paciente à minha frente, enquanto opero», cita o Engadget.

O Surface Hub 2 é uma mesa de 50,5 polegadas, com resolução 4K e webcam que permite, neste contexto, ver rapidamente ecografias, ressonâncias e outros exames dos pacientes e aos clínicos colaborar sobre estas imagens. Tipicamente, este tipo de relatórios e imagens estão impressos em papel, tornando o trabalho colaborativo mais difícil.

O HoloLens, por sua vez, é um headset de realidade mista que está já a ser usado, por exemplo, por designers da Ford ou por funcionários encarregues de reparações complexas. Num contexto hospitalar, o HoloLens pode ser usado para auxiliar as cirurgias e mostrar imagens de diagnóstico e testes, ao lado da realidade, permitindo a tomada de decisões mais rápida.

O Alder Hey de Liverpool é um dos primeiros hospitais a colaborar com a Black Marble, um parceiro da Microsoft, para desenvolver apps Universal Windows Platform para estas duas soluções.
Ainda não há qualquer indicação sobre quando é que estas ferramentas tecnológicas vão começar a ser usadas no hospital.

  • A tecnologia que salva vidas nas praias há mais uma década

    Reporter EI

    Fomos ver como a tecnologia pode ajudar a salvar vidas nas praias. O programa Praia Saudável abrange mais de 180 zonas balneares e funciona há mais de 12 anos, tendo auxiliado mais de 1220 pessoas e feito o salvamento a mais de 700 banhistas. A iniciativa conta com o apoio da Fundação Vodafone e várias outras organizações abrange a segurança, materiais, uso de tecnologia, sensibilização de pessoas e a inclusividade.

  • MagikBook, tecnologia que dá interatividade aos livros em papel

    Reporter EI

    É no EngageLab, em Guimarãs, que está a ser desenvolvido o MagikBook. Sozinho, é um livro vulgar como os outros, mas, associado a um tablet, o MagicBook permite uma interação multimédia e uma experiência imersiva. Cada página tem uma banda magnética que interage com a bússola digital do tablet. Os investigadores do EngageLab estão também a trabalhar numa solução de circuitos piezoelétricos que captam energia do movimento e da pressão exercida nas páginas, mas só em 2019 devem chegar os primeiros protótipos.

  • Conheça a tecnologia por trás do Rock in Rio

    Reporter EI

    O Vodafone Digital Rock City monitorizou vários parâmetros na cidade do rock durante os dias do festival, em tempo real. O objetivo passou por conseguir uma utilização eficiente dos recursos. Uma das novidades era o smart check-in para agendar a entrada em várias atrações. De uma edição para outra, a monitorização de consumos permitiu instalar apenas 17 geradores, face aos 52 usados no ano anterior.

  • Como se testa a cibersegurança do País

    Reporter EI

    Estivemos no Exercício Nacional de Cibersegurança. O simulacro juntou mais de cem profissionais de empresas e entidades públicas, com organização do Centro Nacional de Cibersegurança. Os especialistas reagiram a cerca de 90 ataques a intraestruturas críticas e cada entidade recebeu no fim um relatório confidencial sobre o que correu menos bem e quais os pontos de melhoria.