exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Drones vão ajudar a acabar com pesca ilegal nas ilhas Seychelles

DEA / V. GIANNELLA / Getty Images

O projeto-piloto vai arrancar em breve e servirá para identificar a presença de barcos de pesca em águas protegidas

  • 333
Paulo Matos

Paulo Matos

Jornalista

A ATLAN Space vai lançar em outubro um projeto-piloto em que serão utilizados drones autónomos para detetar e denunciar situações de pesca ilegal nas ilhas Seychelles. Os aparelhos serão capazes de identificar a natureza das embarcações que estejam a navegar em águas protegidas e qual o tipo de autorização que possuem. No caso de ser detetada alguma irregularidade, o drone irá reportar às autoridades a localização do barco e o número de tripulantes visíveis.

A empresa não se vai limitar a usar um único tipo específico de drones, revela o Engadget. O facto de poder recorrer a sistemas diferentes visa garantir uma maior versatilidade para se poder adaptar a necessidades diferentes (maior autonomia ou melhor qualidade fotográfica, por exemplo).

O projeto-piloto poderá abrir a porta a uma maior utilização de drones em tarefas de monitorização no futuro, algo que atualmente está entregue a aviões tripulados. A opção pelos drones pretende ser mais económica e libertar os humanos para depois poderem intercetar as embarcações que realizem atividades ilegais.

  • 333