exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Apple está a preparar portal para ajudar autoridades

O Apple Watch e o iPhone podem ser os primeiros equipamentos a receber a tecnologia MicroLED

Jaap Arriens

Hoje, se as autoridades precisarem de ajuda da Apple, têm de recorrer a um endereço de email. A marca de Cupertino está a preparar-se para lançar um portal que possa ser usado globalmente para este tipo de pedidos.

  • 333

Exame Informática

A Apple quer substituir o sistema de e-mail para colaborar com pedidos que venham das autoridades. A ideia é lançar um novo portal que possa ser usado por agências de autoridade de todo o mundo, noticia o MacRumors. A marca da “maçã” pretende que este portal seja usado para processar e monitorizar os pedidos de colaboração com as autoridades que recebe.

Atualmente, as agências têm de submeter os pedidos por email, pelo que a solução de ter um portal pode ajudar a agilizar todo o processo.

Além deste novo portal, a Apple promete ainda construir uma equipa que possa ajudar a formar agentes da autoridade, incluindo desenvolver uma ferramenta de formação online.

Katherine Adams, vice-presidente senior da Apple, reconhece numa carta que estas alterações surgem em resposta a recomendações de um estudo recente do Center for Strategic and International Studies.

A empresa pretende, com estas medidas, melhorar a imagem que ficou aquando das tentativas do FBI para ter acesso ao iPhone do atirador envolvido no tiroteio de San Bernardino. Recorde-se que, na altura, a Apple recusou dar acesso ao FBI e a agência teve mesmo de recorrer a software de terceiros para recuperar a informação do telefone. A Apple recusou ainda criar as backdoors que dessem acesso a estes dados noutros equipamentos.

  • 333