exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Em França, já começaram as aulas sem telemóvel

Emma Kim

O ano letivo em França arrancou a 3 de setembro e foi também nessa altura que as escolas começaram a aplicar a proibição do uso do telemóvel por crianças com menos de 15 anos.

  • 333

Exame Informática

O texto com a proibição do uso do telemóvel por parte de jovens com menos de 15 anos, quer nas aulas, quer nos recreios, recebeu um grande impulos pelo presidente Emmanuel Macron. A proposta inicial foi apresentada em finais de 2017, o texto foi aprovado em junho e entrou em vigor a 5 de agosto. No entanto, só agora, com o regresso às aulas, é que se começam a poder ver os efeitos práticos.

Segundo o El Mundo, os alunos vão ter de ter os telemóveis desligados e arrumados nos seus cacifos ou mochilas. No entanto, cada escola pode optar por implementar outros mecanismos de controlo, como ter um professor responsável por turma para guardar todos os equipamentos. Por outro lado, as escolas podem, individualmente, decidir se querem estender a proibição a alunos com mais de 15 anos.

O ministro da Educação em França, Jean-Michel Blanquer, explica que se trata de uma «lei para o século XXI» e que vai ajudar a melhorar a disciplina dos 12 milhões de estudantes do país. «Estar aberto às tecnologias do futuro não implica que tenhamos de aceitar todos os seus usos», completa o governante.