exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

The Boring Company vai construir túneis diretamente para garagens residenciais

A empresa de Elon Musk dedicada a projetos e soluções mais invulgares recebeu autorização para testar um sistema de túneis que liga diretamente garagens residenciais às estradas.

  • 333

Exame Informática

É mais uma abordagem da The Boring Company ao problema do trânsito: um sistema de elevadores nas garagens residenciais ligados a túneis subterrâneos. O objetivo é remover os carros das estradas o mais rapidamente possível, de forma a evitar congestão. A empresa comprou terras junto das instalações da SpaceX na Califórnia e recebeu autorização das autoridades locais para começar a escavar túneis, construir um elevador numa garagem e testar o sistema.

O conceito é que o condutor não precisa de levar o carro até ao fim do trajeto, podendo diretamente enviá-lo através de um elevador elétrico para o sistema de túneis e fazendo-o aparecer depois na estrada quando se aproximasse. As autoridades de Hawthorne na Califórnia deram luz verde aos testes, definindo que «a empresa concordou em não ter o elevador de testes aberto ao público ou em mover carros de dentro ou para fora das garagens a partir da estrada. Os carros terão de entrar no túnel a partir do campus da SpaceX, mover-se pelo túnel para a garagem e depois de volta para a SpaceX, para que os testes não causem tráfego adicional», cita a Cnet. A deslocação nos túneis é feita através de skates elétricos, sem emissões de gases poluentes, pelo que o túnel pode ser mais pequeno e sem grandes necessidades de ventilação.

Nesta fase, ainda não há qualquer indicação sobre quanto é que pode custar instalar este sistema em cada casa, nem quanto custa construir os túneis necessários.

A The Boring Company vai agora analisar a planta de Hawthorne para conseguir detetar a forma mais eficiente de construir este sistema.