exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Volkswagen pede colaboração entre fabricantes de carros autónomos

O objetivo parece nobre e em defesa do consumidor, mas tudo indica que a VW pretende que os fabricantes se juntem para uma melhor defesa em caso de acidentes que envolvam carros autónomos.

  • 333

Exame Informática

A aliança proposta pela Volkswagen visa a criação de padrões de hardware e software que possam ser usados, em regime de código aberto, por todos os fabricantes. Um executivo da marca confirmou ao Automotive News que a Volkswagen está em conversações com mais de 12 fabricantes. O objetivo é conseguir algumas opções para apresentar ao Conselho de Administração já em outubro, mas não há qualquer indicação de prazos futuros.

O executivo, que se mantem anónimo, explica que «a questão é: como é que trazemos produtos ao mercado que nos garantem que nos tornamos um alvo o mais pequeno possível em caso de queixas». Ou seja, o objetivo da parceria não será tanto a defesa do interesse dos consumidores, mas mais a salvaguarda dos próprios fabricantes, em caso de litígios.

A ideia parece ter surgido na sequência do acidente fatal que envolvou um carro autónomo da Uber no Arizona.

Uma aliança deste género pode, no entanto, acelerar a introdução de novidades e conduzir a uma adoção mais rápida dos veículos autónomos.

  • 333