exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

E depois de Elon Musk deixar de ser chairman da Tesla?

ChinaFotoPress / Getty Images

O regulador bolsista dos EUA exige ao fundador da Tesla o pagamento de uma multa de 20 milhões de dólares e que resigne enquanto presidente da empresa. Em causa, as mensagens publicadas em agosto sobre um eventual novo rumo a dar à Tesla.

  • 333

Exame Informática

A Tesla e Musk vão pagar 20 milhões de dólares cada aos reguladores financeiros e o executivo vai mesmo ter de deixar a presidência da empresa. Musk vai manter-se, no entanto, como CEO da Tesla. Apesar de dura, a sentença vai ser do agrado dos investidores, que temiam uma longa contenda judicial que pudesse ter impacto no desempenho da empresa.

A SEC, de Securities Exchance Commission, considera que as mensagens publicadas no Twitter em agosto por Musk de que estava a pensar em privatizar a Tesla a 420 dólares por ação e que até já tinha assegurado um investidor foram enganadoras e não se basearam em nenhum facto.

Analistas e investidores consideram que o afastamento de Musk pode até fortalecer a Tesla agora: recorde-se que nos últimos tempos, Elon foi filmado a fumar o que parece ser marijuana numa entrevista e a brandir uma espada num webcast.

Agora, como parte da sentença, a Tesla terá de escolher um presidente independente, dois diretores independentes e um comité que irá controlar as comunicações de Musk. Com o anúncio da decisão da SEC, a Tesla desvalorizou sete mil milhões de dólares, para os 45,2 mil milhões, noticia a BBC.

Ivan Feinseth, da Tigress Financial Partners, considera que é a melhor solução possível para todos e que o «facto de que pode ficar como CEO é muito importante para a empresa».

A SEC deliberou que Musk deve abandonar a presidência em 45 dias e não pode retomar o cargo nos próximos três anos. Na passada sexta-feira, correram notícias de que Musk até estaria pronto a aceitar um acordo que previa o seu afastamento e uma multa simbólica, mas que terá decidido avançar para a batalha judicial. Agora, um dia depois, foi conhecida a decisão da EC.

Ainda não há qualquer indicação sobre quem irá suceder ao polémico executivo na presidência da Tesla, nem que impacto é que essa decisão irá ter sobre a performance da empresa que só recentemente conseguiu atingir a marca das 50 mil viaturas produzidas por semana.

A Tesla e Musk não reagiram ainda a esta condenação.

  • 333