exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Solid: a tecnologia que o pai da Web criou para defender a privacidade

Sir Tim Berners-Lee apresentou a Solid, uma tecnologia que visa dar aos utilizadores maior controlo sobre os seus dados e ajuda a defender a privacidade.

  • 333

Exame Informática

A criação da Solid justifica-se porque os modelos atuais que lidam com os dados dos utilizadores não estavam a servir o interesse do público em geral. Então, o pai da Internet decidiu colocar mãos à obra e desenvolver a Solid, enquanto ferramenta de código aberto para a qual todos podem contribuir, e a Inrupt, para construir a infraestrutura para a Solid.

«As pessoas querem apps que as ajudem a fazer o querem e sem que as estejam a espiar», explica Berners-Lee.

A Solid prevê então a criação de silos seguros de dados chamados pods, onde as pessoas podem depositar dados como informações de contacto, imagens e vídeos. Os serviços online passariam a requisitar o acesso a estes silos, em vez de “obrigar” o utilizador a ceder-lhes os dados diretamente. A partir daí, o utilizador consegue controlar quem tem acesso ao seu silo e a que dados pode cada entidade ou serviço aceder. O sistema prevê que o utilizador possa ter e controlar mais do que um silo ou ter todos os dados num só local, como preferir, noticia a BBC.

Sir Tim considera que esta abordagem vai colocar a web mais próximo do que era para ser originalmente. O criador da Internet tirou uma licença sabática e está agora focado no desenvolvimento da Solid.

Há, no entanto, vozes críticas que apontam que a Solid faz pouco mais do que a Dropbox ou a Nextcloud e que é demasiado complexa. Por outro lado, esta iniciativa não faz nada sobre os dados que são criados sobre os utilizadores, sem que estes tenham conhecimento.

  • 333