exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Web Summit vezes 10, o fim do chargegate e o gigante acordado

Na Exame Informática Semanal, pode descobrir como é que hackers de várias proveniências entraram na rede das embaixadas, pode saber o que os painéis fotovoltaicos podem fazer pela humanidade, e descobrir ainda as novidades do PES 2019, o fim dos problemas com as baterias dos iPhones, a nova câmara da Canon e ainda o futuro dos carros elétricos

  • 333

O que é que acontece no fim do filme Casablanca? Os protagonistas separam-se, depois do embarque num voo direto para Lisboa. O que é que acontece a partir de 5 novembro? Milhares de famílias, casais, grupos de amigos ou apenas colegas de trabalho de todo o mundo vão passar por um processo de separação temporário devido a uma viagem para Lisboa. Só que, desta vez, não se trata de uma fuga às forças nazis, mas sim uma visita ao maior evento de empreendedorismo e inovação do mundo. Web Summit de seu nome. Falta ainda um mês para o Dia D e o respetivo megadesembarque de geeks com pulseirinhas coloridas tomarem Lisboa de assalto… por que é que este assunto é chamado à Newsletter da Exame Informática Semanal? Resposta: porque o Governo acaba de assinar com a organização do evento um acordo para a realização da Web Summit em Lisboa, durante os próximos 10 anos.

É possível que, dentro de 10 anos, a milenar Lisboa continue a honrar o nome de Ulisses, e é provável que muitos dos carros que hoje vemos a circular entre as rotundas de Moscavide e Algés cedam o lugar a muitos dos modelos que o Sérgio Magno foi descobrir no Motor Show de Paris. Não sei se tirou uma foto panorâmica com a nova câmara da Canon, mas não deixa muitas dúvidas por sanar: com a Tesla ou qualquer outra marca, o futuro será sempre elétrico. E quem ainda duvida desta previsão, que atente na revolução fotovoltaica que está em curso no País.

Se não tem 10 anos para esperar só terá de virar algumas páginas para conhecer o E-N200 Confort. Trata-se de um dos primeiros furgões elétricos. O texto também é da autoria do Sérgio. E eu prometi à redação que não faria piadas “secas” com base na similaridade sonora entre fogões elétricos e furgões elétricos.

Claro que o leitor agradece este comedimento da minha parte. E é mesmo muito provável que também agradeça o texto que o Paulo Matos escreve sobre as novidades do PES 2019. Apesar de haver uma probabilidade assinalável de a recensão terminar com uma enorme vitória do Benfica, é seguramente um dos momentos imperdíveis, dada a importância que o PES (e FIFA) têm no equilíbrio espiritual das famílias portuguesas.

O Pedro Miguel Oliveira não se perdeu nestas andanças das tecnologias – e há uma boa razão para isso: nos últimos tempos, o playmaker e capitão da Exame Informática tem vindo a testar o Tactix Charlie, da Garmin, e seguramente que, além da hora certa, descobriu sempre os caminhos mais indicados para chegar a algum lado.

Para rematar o cardápio semanal, uma sucessão de sugestões com os links a condizer: uma explicação sobre Machine Learning, a solução para o “ChargeGate” dos iPhones, e a app Enki para quem pretende aprender a programar prometem dar muita leitura no fim de semana alargado.

Boas leituras!

  • 333