exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

eBay acusa Amazon de lhe roubar os vendedores

Os dois gigantes do comércio eletrónico devem travar agora uma batalha judicial. Em causa, um alegado esquema ilegal da Amazon para “roubar” vendedores da eBay.

  • 333

Exame Informática

«Descobrimos um esquema ilegal e perturbador da parte da Amazon para cativar os vendedores da eBay para se mudarem para a plataforma da Amazon», descreve o porta-voz da eBay, afirmando que a empresa está disposta a tomar as ações apropriadas para se defender. Por sua vez, a Amazon refere que está a investigar estas alegações. A eBay revela ter provas de que o esquema já dura há anos.

A figura do vendedor é essencial para estas plataformas e para este tipo de negócio, rendendo milhares de milhões de euros em comissões a ambas. Na Amazon, este tipo de vendas equivale a mais de metade de todas as vendas a retalho e na eBay representam mesmo a totalidade das vendas a retalho.

A eBay afirma ter sido contactada por um funcionário da Amazon que denunciou o esquema que implica funcionários da Amazon a tentar cativar vendedores, intencionalmente ocultando as suas origens para escapar à monitorização da eBay.

A eBay alega que este esforço de “caça furtiva” viola o California Comprehensive Computer Data Access and Fraud Act, noticia a Cnet.

Nesta fase, a Amazon terá recebido apenas uma intimação para parar com este comportamento, desconhecendo-se para já quais os próximos passos que qualquer uma das duas empresas irá tomar.

  • 333