exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Ford patenteia controlo de carros autónomos com o telemóvel

A Ford registou um sistema que tira partido do ecrã tátil e dos sensores como acelerómetros e giroscópios de um telemóvel normal para permitir que o utilizador controle a direção de um carro autónomo.

  • 333

Exame Informática

O texto da patente registada pela Ford é bastante vago e não entra em pormenores, algo que é normal nesta fase das ideias. O documento detetado pelo Car Buzz descreve um sistema de controlo de um carro autónomo através de um aparelho pessoal tátil, como um smartphone. Movimentos como aceleração ou travagem continuariam a ser controlados autonomamente pelo veículo.

O texto descreve dois modos de controlo. O primeiro passa pelo smartphone ser usado como um substituto do volante, com recurso ao movimento de virar o equipamento para um lado ou para outro, para guiar o carro. Assim que o sistema detete que o utilizador pretende tomar o controlo, será definida uma posição de base para o volante e a partir daí defindos os comandos.

O segundo método passa por mostrar no ecrã uma réplica do volante e o utilizador só precisa de fazer o gesto com o dedo para criar o ângulo de curva desejado, noticia a Cnet.

Neste momento, o sistema não passa ainda do registo de uma patente, não tendo a Ford confirmado que estaria a trabalhar neste sistema ou a desenvolver protótipos.

  • 333