exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Google forneceu dados de bloggers ao Benfica

NurPhoto

O facto de os bloggers não serem cidadãos dos EUA terá sido determinante para que a Google fosse obrigada a ceder dados de passwords, emails, e contas bancárias dos gestores dos blogues O Artista do Dia, O Arquivo Secreto da Liga, Mercado do Benfica e Mister do Café

  • 333

As autoridades dos EUA exigiram à Google os dados relativos a emails, contas bancárias e passwords de gestão dos blogues O Artista do Dia, O Arquivo Secreto da Liga, Mercado do Benfica e Mister do Café. O pedido de informação surge na sequência de uma ação interposta pelo Benfica num tribunal da Califórnia, que intimou a Google a apurar os dados que identificam os gestores e autores de vários blogues que terão contribuído para a publicação de múltiplos emails trocados por elementos da SAD encarnada.

Na ação desencadeada pelo Benfica são visados mais de 100 pessoas, informa o New York Times, num artigo detalhado sobre o “caso” da fuga dos emails e as consequências legais que tomou em Portugal e nos EUA.

O blogue O Artista do Dia já reagiu com a publicação de uma lista de artigos publicados pelo blogue que terá suscitado a ação legal do Benfica junto da justiça americana. O autor, que assina como Mestre de Cerimónias, diz ter recorrido a advogados dos EUA que terão informado que, uma vez que o autor dos textos não é cidadão dos EUA, não poderá invocar a Primeira Emenda da Constituição dos EUA, que lhe permitiria escrever sob anonimato.

«Pelo que me sobrava a hipótese de colocar uma moção de proteção no tribunal central da Califórnia. A conclusão a que cheguei é que seria um processo caríssimo (só colocar a moção para procurar seria algo que me iria custar um montante na casa das dezenas de milhar de dólares, valor que poderia ir aumentando em função das ações posteriores que os advogados do Benfica pudessem interpor) e para o qual não haveria probabilidades elevadas de ser eficaz. Tendo consciência de que não tenho meios financeiros que se equiparem aos do Benfica, optei por guardar os recursos que tenho para a defesa que for obrigado a fazer em Portugal», refere o responsável d’ O Artista do Dia.

O blogger publica ainda uma lista de artigos que terão estado na origem da ação interposta pelo Benfica: «São artigos de opinião sobre temas relevantes que têm sido discutidos largamente pelo país fora, seja nos cafés, nas redes sociais, nas rádios, nos jornais e televisões: a estratégia de tomada de poder do futebol nacional, o recurso à propaganda encapotada, as múltiplas cortesias concedidas a organismos que superintendem o desporto nacional, o apoio às claques ilegais que negam ter, por aí fora. Tal como fizeram os jornais e televisões e inúmeros blogues e contas de Twitter ou de Facebook, recorri a imagens de emails que eram do domínio público para sustentar as minhas opiniões e conclusões. Não fiz mais do que usufruir do meu direito de liberdade de expressão sobre questões de inequívoco interesse público».

A edição do JN de hoje dá ainda conta que alguns dos responsáveis dos blogues terão ainda mostrado melindre com eventuais represálias que poderão ser surgir na sequência de se conhecerem as identidades dos autores dos blogues que terão publicado documentos internos da SAD do Benfica.