exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

FBI investiga produção do Model 3 da Tesla

As autoridades dos EUA terão intensificado a investigação à produção dos Model 3. O FBI pretende averiguar se as declarações da Tesla não terão enganado os consumidores e investidores.

  • 333

Exame Informática

O FBI está a investigar as declarações e projeções da Tesla desde 2017. Segundo o Wall Street Journal, as autoridades estão a contactar antigos funcionários da empresa para pedir depoimentos. Em 2017, Elon Musk tinha anunciado a previsão de conseguir produzir cinco mil veículos Model 3 por semana em dezembro desse ano. Esta declaração foi feita no Twitter algum tempo antes de começar a produção. Na realidade, alguns erros de cálculo e atrasos fizeram com que, no final de 2017, a produção se ficasse pelas 2700 unidades por semana. Só este ano, em junho, é que a Tesla conseguiu entrar no ritmo de produção anunciado, lembra o The Verge.

A Tesla confirma que entregou voluntariamente documentos às autoridades sobre o plano de produção e sobre o aumento do ritmo de fabrico dos Model 3. O comunicado de imprensa realça que a entrega da documentação foi voluntária, sem ter havido qualquer processo formal e que o Departamento de Justiça não fez qualquer outro pedido há meses.

«Dadas as dificuldades que não previmos para este aumento inédito de produção, levamos mais seis meses a chegar à nossa meta de cinco mil unidades por semana. A filosofia da Tesla foi sempre de definir alvos realistas», escreve a empresa.

As autoridades pretendem perceber se as declarações públicas da empresa não terão enganado os utilizadores e investidores.

  • 333