exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Irão acusa Israel de ciberataque falhado

O ministro das Telecomunicações do Irão promete responder dentro da legalidade ao ciberataque falhado que terá sido perpetrado por Israel

  • 333

Exame Informática

«O regime sionista (Israel), com o seu histórico de usar ciberarmas como o vírus informático Stuxnet, lançou um ciberataque contra o Irão, para prejudicar as infraestruturas de telecomunicações do Irão», acusou Mohammad Javad Azari-Jahromi, ministro iraniano. Este responsável agradeceu a resposta rápida da equipa técnica de vigilância que fez com que o ataque falhasse e prometeu uma resposta legal, junto dos organismos internacionais, noticia a Reuters.

O diretor da agência de defesa civil do Irão, Gholamreza Jalali, detalhou na semana passada que tinha sido neutralizada uma nova geração do Stuxnet que estava a tentar entrar nos sistemas iranianos. Recorde-se que o Stuxnet original foi detetado em 2013 e terá sido usado para atacar o programa nuclear iraniano em 2007. Em 2015, Teerão assinou um acordo para controlar o programa nuclear. Agora, com a entrada em cena de Trump, os EUA sairam do acordo e voltaram a aplicar as sanções ao Irão.

Ainda não há outras reações a esta acusação de Teerão, nem se conhecem as ações que irão ser desencadeadas.

  • 333