exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

China consegue reconhecer pessoas pela forma de andar e formato do corpo

As ferramentas de vigilância usadas pelas autoridades chinesas são capazes de identificar pessoas pela forma como andam e pela forma do seu corpo, mesmo no meio de multidões.

  • 333

Exame Informática

Chama-se “gait recognition” e é possível com um software de Inteligência Artificial que identifica as pessoas pelo formato do corpo e pela forma como as pessoas andam na rua. A tecnologia consegue resultados positivos em pessoas que estejam a até 50 metros, mesmo que o rosto não seja visível, noticia a Associated Press.

O software foi produzido pela tecnológica chinesa Watrix, mas ainda não produz resultados em tempo real. O programa extrai a silhueta da pessoa que se quer identificar e analisa os movimentos para criar um modelo de como ele ou ela andam. Segundo fontes da AP, o programa demora cerca de dez minutos para encontrar uma correspondência num vídeo que dure uma hora.

As autoridades chinesas devem começar a usar mais esta forma de vigilância sobre os cidadãos, além do reconhecimento facial, da AI, dos óculos inteligentes e de outras tecnologias.

  • 333