exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Agência de notícias chinesa usa pivôs com AI para apresentar notícias

Exame Informática

  • 333

A Xinhua, agência de notícias da China, usou filmagens de apresentadores de carne e osso para criar modelos com Inteligência Artificial para apresentar as notícias.

Exame Informática

A Xinhua tem dois pivôs “artificiais” a apresentar notícias em Inglês e em Mandarim. A solução foi criada em parceria com a tecnológica chinesa Sogou. Aparentemente, os criadores usaram filmagens de pivôs humanos como base e aplicaram aprendizagem de máquina e alguma edição para fazer os “falsos” apresentadores lerem as notícias que lhes forem enviadas. O objetivo é ter uma solução de baixo custo que possa ser aplicada para ler as notícias, 24 horas por dia, para a emissão televisiva, para a web ou para as aplicações mobile, noticia o The Verge. Com estes pivôs, a agência pretende ainda reduzir os custos de produção e aumentar a eficiência.

A tecnologia ainda apresenta algumas limitações, como a diversidade de expressões faciais e, em alguns momentos, é possível ver que a parte dos movimentos da boca não está bem sincronizada com o discurso. Por outro lado, também a voz soa bastante artificial. No entanto, com os avanços no setor, não é difícil adivinhar que, em pouco tempo, os resultados poderão ser bastante melhorados.

Noutros setores da cultura, este tipo de figuras já é conhecido, como a estrela pop virtual Hatsune Miku e alguns modelos de Instagram gerados por computador. O fator inquietante é vermos uma máquina, com aparência humana, a ler notícias.