exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Valve paga 20 mil dólares a hacker que descobriu como tirar borlas do Steam

Artem Moskowsky descobriu uma forma de gerar chaves que lhe deram acesso gratuito a todos os jogos do Steam. Em vez de tentar lucrar com a vulnerabilidade, revelou-a à Valve e vai receber agora 20 mil dólares pela boa ação.

  • 333

Exame Informática

Artem Moskowsky descreve-se como “caçador de bugs”. Este hacker conseguiu gerar milhares de chaves que deram acesso gratuito a todos os jogos do catálogo do Steam. Em agosto, decidiu partilhar a descoberta com a Valve, que lhe pediu que se mantivesse em silêncio até conseguir sanar o problema. Pela partilha e por todo o trabalho, a empresa decidiu pagar-lhe 20 mil dólares, noticia o Kotaku.

A falha tirava partido de um problema com as ferramentas para developers e, «usando parâmetros específicos», qualquer pessoa com acesso a estas ferramentas conseguiria fazer com que fossem geradas chaves para os jogos. Moskowsky conta que conseguiu gerar, de uma só vez, 36 mil códigos de acesso para Portal 2.

Uma investigação interna da Valve mostra que a vulnerabilidade não terá sido explorada por nenhum hacker. Já Moskowsky continua a capitalizar com a Valve, uma vez que em julho já tinha recebido 25 mil dólares pela descoberta de outra falha.

  • 333