exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

#gastemenosenergia, iniciativa europeia visa ajudar famílias portuguesas a poupar energia

Exame Informática

  • 333

A Comissão Europeia lançou uma iniciativa em Portugal e outros três países para ajudar a diminuir o custo da fatura energética das famílias. Há um simulador e muitas dicas que podem ser seguidas por todos.

Exame Informática

A Comissão Europeia quer proporcionar conselhos práticos e fáceis de poupança para cortar na fatura da energia. O objetivo, além de económico, será também ambiental. Na página da iniciativa, é possível obter dicas como assegurar o isolamento das portas e janelas, a temperatura ideal para manter o termóstato do frigorífico e do congelador, a utilização de uma extensão com interruptor ou a adoção de iluminação com luzes LED.

Os mentores da iniciativa explicam que é possível poupar até 20% na fatura, seguindo esas sugestões simples.

Para assegurar um maior alcance e eficácia, esta iniciativa tem o apoio das principais

organizações na área da energia e direitos do consumidor em Portugal, tais como a Agência para a Energia (ADENE), a Associação das Agências de Energia e Ambiente (RNAE), a Agência de Energia e Ambiente de Lisboa (Lisboa E-Nova), a Agência de Energia do Porto (AdEPorto), o

Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade (CENSE – FCT/UNL), a Direção Geral do Consumidor (DGC), a Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), a DECO, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), os Municípios de Lisboa e Porto. Esta iniciativa também se encontra a decorrer na República Checa, Roménia e Grécia.

A primeira parte desta iniciativa abrangeu mais de quatro mil pessoas que visitaram a exposição interativa que esteve durante uma semana e meia nas cidades de Lisboa e do Porto.

Conheça o projeto e veja as melhoras dicas em gastemenosenergia.eu.

  • 333