exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Apple compra startup especializada em Inteligência Artificial

JOSH EDELSON

A empresa liderada por Tim Cook comprou a startup Silk Labs, que desenvolveu soluções de AI focadas na privacidade.

  • 333

Exame Informática

A Silk Labs é especializada em soluções de aprendizagem de máquina que processam dados sem os enviar para a cloud. Esta abordagem recolhe também as preferências da Apple, por assegurar uma maior defesa da privacidade. O único produto lançado pela Silk Labs até agora é uma câmara inteligente e um hub para a casa inteligente. O objetivo do hub, segundo a Cnet, é ligar os aparelhos de uma casa inteligente, como termóstatos, colunas e câmaras. O produto esteve no Kickstarter em fevereiro de 2016 e acabou por ser descontinuado em junho, com o dinheiro recolhido junto da comunidade a ser devolvido.

Ainda não há vestígios de a empresa estar a trabalhar noutro produto, embora o site da empresa refira um portefólio de serviços assentes em tecnologia de visão de máquina para vigilância de edifícios, analytics e segurança doméstica.

A Silk Labs garante usar computação avançada e encriptação para tornar as suas soluções mais seguras e privadas do que as dos rivais. A Apple quer manter uma aborrdagem semelhante e diferenciar-se assim dos concorrentes, como a Google, que recolhem dados dos utilizadores e processam-nos na cloud.

A startup tem apenas 12 funcionários e recolheu quatro milhões de dólares em investimento, mas não se conhece o preço que a Apple terá pago pela Silk Labs.