exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Nova Zelândia proíbe operadora de usar equipamentos da Huawei

O governo neo-zelandês considera que os aparelhos da Huawei representam um risco de segurança e impediu a operadora Spark de os usar nas redes 5G.

  • 333

Exame Informática

A Spark, uma das maiores operadoras de telecomunicações da Nova Zelândia, revelou que as autoridades locais consideraram que a utilização de equipamentos da Huawei «aumenta significativamente os riscos de segurança nacional». Assim, a operadora viu-se impedida de usar estes equipamentos na criação da rede 5G que está a preparar, noticia a ZDNet. O mesmo receio já foi manifestado pelas autoridades políticas dos EUA e da Austrália.

A Huawei, por sua vez, rejeita estas acusações e responde que o processo na Nova Zelândia está em curso, que irá ativamente endereçar todos os receios e trabalhar em conjunto para encontrar uma forma de avançar.

Nos EUA, os trabalhadores governamentais, parceiros contratados e agências estão proibidos de usar certos equipamentos produzidos pelas chinesas Huawei e ZTE e o Pentágono chegou mesmo a banir estas marcas das suas bases militares. Agências como o FBI, CIA ou NSA alertaram os cidadãos americanos para os riscos de usar aparelhos destas marcas. O aviso estende-se a outros países, como Canadá, Alemanha, Japão e Itália, entre outros.