exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Rolls Royce quer IA para detetar problemas nos motores

Wikimedia

A Rolls Royce assinou uma parceria com uma empresa especializada em Inteligência Artificial no sentido de usar uma destas soluções para detetar problemas operacionais nos motores Trent

  • 333

Exame Informática

O acordo foi assinado pela Rolls Royce e pela americana Uptake e prevê a utilização de Inteligência Artificial para analisar o desempenho dos motores e antecipar eventuais complicações. A Uptake é especialista em fornecer este tipo de soluções para empresas, ajudando a prever a performance de máquinas complexas, com recurso a análise de dados e aprendizagem de máquina, noticia a Reuters. «Aumentar o uptime dos motores e ajudar os nossos clientes a prolongar a vida útil e o valor dos seus bens críticos» são os objetivos que a Rolls Royce quer atingir com esta parceria, disse Tom Palmer, vice-presidente da empresa.

A fabricante automóvel pretende analisar detalhadamente os motores Trent usados para os Boeing 787 Dreamliner e nos A330neo. Esta série de motores tem apresentado problemas em alguns componentes, o que tem atrasado a entrega.

A Uptake vai fornecer conjuntos de dados detalhados para que os técnicos da Rolls Royce possam investigar e corrigir o que não estiver correto.