exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Portugal tem uma Igreja com Realidade Aumentada

A EDIGMA liderou um projeto integrado com várias soluções tecnológicas que permitem, por exemplo, ter um anjo a fazer uma visita guiada ou assistir à construção do altar da Igreja em tempo real.

  • 333

Exame Informática

O Centro Interpretativo do Barroco, em Arcos de Valdevez, alberga a primeira Igreja com Realidade Aumentada em Portugal. A Igreja do Espírito Santo pode ser visitada com um tablet ou com óculos de Realidade Aumentada HoloLens. A visita é acompanha por um anjo guia e o conteúdo vai ser apresentado ao longo do percurso. O visitante pode ver, por exemplo, a construção do altar em tempo real ou descobrir mais sobre a cultura Barroca do Alto-Minho, explica o comunicado de imprensa.

O projeto foi liderado pela EDIGMA e coloca em prática alguns conceitos como imersividade, interatividade, Realidade Aumentada ou Realidade Virtual, com o objetivo de proporcionar uma experiência memorável. Há um ponto de interação com vários ecrãs que conectam o visitante a três temas: Sociedade e Pensamento, Cultura e Arte e Monumento Igreja Espírito Santo.

Há ainda uma plataforma para Android e iOS que serve de porta de entrada no Barroco através dos dez concelhos abrangidos, partilhando conhecimento sobre este período da cultura na região. A inauguração do Centro Interpretativo do Barroco em Arcos de Valdevez está agendada para 15 de dezembro, pelas 11h00, com um concerto de Rui Massena marcado para as 22h00.