exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Cydia, o fim está próximo

O criador do Cydia, uma alternativa à App Store para iPhones desbloqueados, reconhece estar a perder dinheiro com a plataforma e que, até ao fim do ano, irá encerrar o serviço em definitivo.

  • 333

Exame Informática

Jay “Saurik” Freeman criou a Cydia, uma plataforma de distribuição de software para iPhones desbloqueados. O sistema era bastante popular nos tempos inicias do iPhone, mas tem vindo a perder utilizadores, à medida que o ecossistema iOS tem crescido e tornado mais robusto e seguro. Agora, Saurik escreve no Reddit que foi detetado um problema nos tokens do PayPal usados e que afetou um número reduzido de utilizadores, pelo que tomou a decisão de encerrar os mecanisms de compras in-app.

«Este serviço faz-me perder dinheiro e não é algo que me apaixone: foi um componente crítico para um ecossistema saudável e, durante algum tempo, ajudou-me a manter uma pequena equipa para manter o ecossistema», disse “Saurik”. «Na realidade, já queria encerrar a Cydia Store completamente antes do fim do ano e comecei a pensar em antecipar depois de receber o relatório [da falha do PayPal] este fim de semana».

O encerramento do serviço não vai aliviar os encargos, uma vez que “Saurik” ainda terá de pagar pelo alojamento dos repositórios de arquivo do Cydia, um custo que espera suportar com um novo emprego.

Sabe-se que o fundador está a planear escrever uma explicação mais completa durante esta semana onde irá detalhar os planos e as datas para os próximos passos no que toca ao Cydia.