exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Facebook reestrutura a divisão secreta de hardware

Os responsáveis do Facebook estão a reestruturar a divisão secreta de hardware que operava no misterioso Building 8. De uma forma global, as equipas vão ser distribuídas para a Portal ou para a Reality Labs.

  • 333

Exame Informática

Um dos projetos mais aguardados ou que gerou mais expetativa foi a interface cérebro-máquina, anunciada por Regina Dugan há cerca de 18 meses. Na altura, a descrição do projeto fazia antever que o Facebook estava a trabalhar num laboratório secreto semelhante ao Google X Lab. Sabe-se agora que o Building 8 foi desmembrado, com os projetos a serem redistribuídos por novas equipa. O Business Insider deixa perceber que as equipas estão sob novas lideranças agora, mas Andrew “Boz” Bosworth, diretor executivo da AR e VR no Facebook, considera que se trata de um título enganador e que o Building 8 continua.

O serviço de chat e vídeo com toques de AR e VR é conhecido agora como Portal e faz parte de uma equipa que está a desenvolver novas tecnologias de ponta sobre vídeo, noticia o The Verge. Por outro lado, a interface cérebro-computador está a ser trabalhada agora pela Reality Labs, uma divisão criada em maio quando o Facebook se reorganizou. Esta unidade é dirigida por Michael Abrash, um pioneiro dos videojogos e que chegou à empresa para reforçar a equipa da Oculus.

Por agora, tudo indica que a equipa do Portal se responsabilize por colocar produtos verdadeiros na rua, enquanto as equipas do Oculus, do Reality Labs e a divisão AR/VR se preocupe em criar tecnologias futuristas.