exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Nike começa a vender na primavera ténis que se atam sozinhos e custam 300 euros

Há toda uma geração que se recorda dos fantásticos ténis de Marty McFly em Regresso ao Futuro II que se atavam sozinhos. A Nike revelou planos de colocar à venda já no ano que estás prestes a começar uns ténis bota que vão integrar uma tecnologia que permite que os sapatos se atem sozinhos. Estes Nike vão custar pouco mais de 300 euros.

  • 333

Exame Informática

Na conferência de imprensa onde revelaram os resultados trimestrais, alguns responsáveis da Nike avançaram que a empresa pretende lançar em 2019 o primeiro par de ténis que tem a capacidade de atar os atacadores sozinho. O ténis bota vão custar 350 dólares (pouco mais de 300 euros), podem ser utilizados para jogar basquetebol e devem chegar algures na primavera.

Há dois anos, a empresa americana mostrou a tecnologia a funcionar nuns ténis que custavam quase 700 euros. Os Nike HyperAdapt 1.0 utilizam o sistema EARL (Electro Adaptive Reactive Lacing) que, basicamente, ata os atacadores assim que o calcanhar assenta no sapato. Depois, dois botões permitem controlar apertar ou alivar a tensão aplicada ao atacador.

Este poderá ser, ao que tudo indica, o mesmo princípio aplicado aos sapatos que a Nike vai lançar em 2019. No entanto, os engenheiros da empresa já conseguiram melhorar a tecnologia tornando mais eficaz e mais barata de produzir.