exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Rússia testou míssil hipersónico imbatível?

Exame Informática

  • 333

Agências noticiosas russas dão conta de que foram realizados testes a um míssil hipersónico capaz de bater todas as defesas. Os testes foram realizados por instruções de Vladimir Putin

Exame Informática

O Avangard é o novo míssil balístico hipersónico que a Rússia está a desenvolver. Segundo relatos de agências russas detidas pelo governo, foi realizado um teste com um disparo a partir de uma zona próxima do Cazaquistão e atingido o alvo a milhares de quilómetros de distância, em Kamchatka. O Avangard inclui um míssil e um sistema que permite ultrapassar todos os sistemas de defesa conhecidos atualmente. O objetivo das autoridades será que este míssil entre para as Strategic Missile Troops em 2019.

Apesar de ter sido realizada, alegadamente, uma demonstração pública, resta perceber se não passa de uma manobra em que a Rússia está a tentar parecer mais perigosa e poderosa do que é na verdade. Em outubro, uma fonte do Departamento de Defesa dos EUA afirmou que foram vistas mais alegações de grandiosidade do que evidências por parte da Rússia.