exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Larry Ellison no conselho de administração da Tesla

Larry Ellison vale 48 mil milhões de dólares. O CEO da Oracle está em segundo lugar mas, a quase, 30 mil milhões de dólares de Bill Gates.

O co-fundador da Oracle e a executiva da Wallgreens Boots Alliance vão reforçar o Conselho de Administração da Tesla. A adição de mais responsáveis, de forma a tornar o Conselho mais forte, tinha sido uma das promessas de Musk às autoridades dos EUA.

  • 333

Exame Informática

A Security and Exchanges Commision (SEC), regulador financeiro dos EUA, tinha pedido a Musk que saísse da presidência do Conselho de Administração da Tesla e que tornasse este organismo mais forte. A recomendação surgiu depois da polémica em que Musk se envolveu, ao escrever no Twitter que estava à procura de um novo investidor para privatizar a Tesla. As declarações foram consideradas como enganadoras e a SEC não gostou.

Agora, depois da polémica em outubro, Musk anunciou que Larry Ellison e Kathleen Wilson-Thompson vão reforçar o Conselho de Administração, noticia a BBC. Ellison já tem três milhões de dólares em ações da Tesla e é um amigo próximo de Musk. Os dois chegaram a figurar como personagens no Iron Man 2 juntos, encarnando o papel de bilionários da tecnologia. Por outro lado, Wilson-Thompson é a responsável de Recursos Humanos na Walgreens Boots Alliance. O Conselho já tinha recebido uma nova presidente, em novembro, na figura da executiva de telecomunicações australiana Robyn Denholm.

A SEC considera que as declarações de Musk foram enganadoras e fraudulentas e condenou-o a sair da presidência, pagar uma multa de 20 milhões de dólares e reforçar o Conselho com outros executivos. O executivo da Tels parece estar a seguir as indicações do regulador, apesar de recentemente ter afirmado que não respeitava a SEC.