exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Hacker pirateia Chromecasts e smart TVs para passarem propaganda de PewDiePie

O TheHackerGiraffe atacou milhares de dongles Chromecast e televisores inteligentes com uma dupla intenção: chamar a atenção para a vulnerabilidade destes sistemas e passar uma mensagem a favor de PewDiePie.

  • 333

Exame Informática

O ataque do TheHackerGiraffe tira partido da fragilidade das ligações de dispositivos inteligentes como Chromecasts ou televisores inteligentes, conectados a routers com configurações fracas também. O script deste pirata renomeia os dispositivos e tenta passar um vídeo do YouTube com um alerta que encoraja as vítimas a mudarem de comportamentos e redireciona os utilizadores para um link que oferece ajuda.

A solução para evitar este ataque pode ser tão simples quanto mudar as configurações do router para não deixar os dispositivos desnecessariamente expostos e alterando as portas 8008 e 8443 e desligando funcionalidades como o Universal Plug and Play a não ser que sejam estritamente necessárias, noticia o Engadget, citando fonte da Google.

Por baixo da mensagem “pedagógica”, há ainda uma linha a encorajar os utilizadores a subscreverem o canal de PewDiePie. Segundo a Cnet, mais de 5500 dispositivos podem ter sido afetados até ao momento.

O hacker em questão é o mesmo que levou milhares de impressoras a imprimir páginas também de apoio ao popular youtuber.

  • 333