exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Morreu Larry Roberts, um dos fundadores da Internet

O cientista americano Larry Roberts ajudou a desenhar e a construir a estrutura que conhecemos hoje por Internet faleceu com 81 anos de idade.

  • 333

Exame Informática

Larry Roberts, cientista dos EUA, faleceu aos 81 anos, no dia 26 de dezembro, vítima de ataque cardíaco. Na década de 1960, Larry Roberts recebeu a missão de criar uma rede informática batizada de Arpanet e que veio a ser fundamental para a Internet como a conhecemos hoje. Roberts foi o responsável por recrutar engenheiros para construir e testar o hardware e software necessários para o sistema de comunicações da Advanced Research Projects Agency, ou Arpa.

A BBC lembra que Roberts é considerado um dos quatro fundadores da Internet, juntamente com Bob Kahn, Vint Cerf e Len Kleinrock. Larry era filho de dois químicos, mas escolheu eletrónica como área de atuação por ser algo novo e não «velho como a Química», disse ao New York Times. As duas principais contribuições de Roberts para a Arpanet passam pelo layout da rede original e a forma como os dados são transmitidos e baralhados entre os nós. O módulo distribuído e não centralizado e a transmissão de dados por pacotes e não por inteiro são as suas ideias basilares.

Os primeiros quatro computadores foram ligados à Arpanet em 1969 e a rede cresceu rapidamente à medida que foi sendo adotada por universidades e outras instituições de investigação. Esta rede resitiu até 1983, altura em que foi integrada na Internet.

Nos últimos Roberts tinha vindo a trabalhar com várias startups.

  • 333