exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Netflix censura episódio de série de humor a pedido da Arábia Saudita

Exame Informática

  • 333

Patriot Act é uma série criada pelo humorista Hasan Minhaj, um cidadão americano muçulmano de origem indiana. O episódio onde é criticado o regime saudita acabou de ser censurado pela Netflix.

Exame Informática

O regime saudita alegou junto da Netflix que o segundo episódio de Patriot Act, a série criada por Hasan Minhaj, violava a lei sobre cibercrime por ameaçar a «ordem pública, valores religiosos, moral pública e privacidade». A Netflix acedeu e o segundo episódio da série já não está disponível para visualizações na Arábia Saudita. Há, no entanto, a possibilidade de se ver o conteúdo através do YouTube naquele país e na plataforma da Netflix no resto do mundo.

A gigante tecnológica defendeu a retirada do episódio dizendo que tinha recebido um pedido legal válido e reforçando que continua a defender a «liberdade artística», cita o Financial Times.

No episódio em questão, Minhaj descreve o regime saudita sob o comando de Mohammad bin Salman e afirma que este é o momento para o mundo reavaliar as suas ligações com a Arábia Saudita, criticando ainda a situação que levou à morte do jornalista Salman Khashoggi.

Veja o vídeo mais abaixo.