exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Google colocou 19 mil milhões de euros em paraíso fiscal das Bermudas

A Google usou uma empresa holandesa de fachada para transferir 19 mil milhões de euros para as Bermudas, como parte de um acordo para pagar menos impostos.

  • 333

O valor foi quatro mil milhões de euros mais elevado do que o registado em 2016. Segundo a Google, a operação é legal e «pagamos todos os impostos e cumprimos todas as legislações fiscais em todos os países onde operamos em todo o mundo». O porta-voz da gigante refere ainda que a empresa paga a maioria dos impostos no seu país de origem e que foi paga uma taxa efetiva de 26% nos últimos dez anos.

A subsidiária holandesa foi usada para transferir as receitas dos royalties recebidos fora dos EUA para a Google Ireland Holdings, uma empresa afiliada, baseada nas Bermudas, onde não têm de ser pagos estes impostos, noticia a Reuters.

A estratégia é conhecida por Double Irish, Dutch Sandwich, é perfeitamente legal e permite à Google não pagar os impostos nos EUA ou na Europa. A pressão da UE e dos EUA obrigou a Irlanda a fazer um acordo e terminar com estas exceções. O benefício fiscal à Google irá terminar em 2020.

A Google Netherlands Holdings BV pagou 3,4 milhões de euros em impostos na Holanda em 2017, sobre um lucro bruto de 13,6 milhões de euros.

Netflix vai impedir subscrições dentro da app para iOS

  • 333