exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Huawei despromove e reduz salário a funcionários que usaram iPhone

Dois funcionários usaram um iPhone para publicar uma mensagem de Bom Ano Novo a partir da conta oficial da Huawei. Agora, foram despromovidos e vão ter um corte no salário por terem causado «danos à imagem da marca Huawei».

  • 333

O memorando interno assinado pelo vice-presidente senior Chen Lifang explica que os dois funcionários que publicaram um tuíte na conta oficial da marca através de um iPhone «causaram danos à marca Huawei». Ambos vão receber um corte de cerca de 700 dólares no vencimento, foram despromovidos e um deles vai mesmo ter o salário congelado durante 12 meses.

O documento a que a Reuters e a Bloomberg tiveram acesso explica que a agência de social media Sapient estava com problemas na VPN que permite aceder ao Twitter na China e que os dois funcionários decidiram avançar na mesma com a publicação da mensagem através de um iPhone com um cartão SIM estrangeiro. Recorde-se que o Twitter está bloqueado na China e que o acesso só é possível através de VPN ou com este mecanismo de contorno executado pelos empregados da Huawei.

A mensagem foi entretanto apagada, não sem antes ter sido alvo de chacota em várias comunidades online. A publicação de substituição foi enviada pelo Twitter Media Studio e tem mais de 300 respostas, a maior parte das quais a referir-se ao conteúdo original.

Esta não é a primeira vez que os metadados causam embaraços às empresas: no ano passado, a Samsug Nigéria teve de apagar mais de 300 tuítes que tinham sido publicados a partir de um aparelho Apple.

  • 333