exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Regulador da concorrência na Alemanha tenta controlar Facebook

O Federal Cartel Office, entidade reguladora da concorrência na Alemanha, está a investigar o Facebook desde 2015 e prepara-se para ordenar que a empresa pare de recolher alguns dados de utilizadores

  • 333

Exame Informática

As autoridades alemãs estão a investigar se o Facebook está a abusar da sua posição dominante no mercado para obter e guardar dados dos utilizadores sem o seu conhecimento ou aprovação. O Federal Cartel Office concluiu que sim e prepara-se para apresentar regulamentação que deve ser implementada nas próximas semanas e que obriga o Facebook a parar com a recolha desta informação.

Segundo a Reuters, uma porta-voz do Facebook já revelou que a empresa não está de acordo e que irá continuar a contestar as descobertas, mantendo a sua posição.

As autoridades alemãs estão especialmente preocupadas com a forma como o Facebook adquire dados dos utilizadores através de apps terceiras, como é o caso do WhatsApp ou do Instagram, bem como de jogos e outros sites.

Tudo indica que o regulador alemão revele detalhes sobre esta regulamentação nas próximas semanas e conceda um prazo para a implementação das medidas.

  • 333