exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

DuckDuckGo vai passar a mostrar mapas da Apple

O motor de busca focado na privacidade dos utilizadores anunciou uma parceria com a Apple para passar a mostrar os mapas da empresa de Cupertino ao lado de resultados de pesquisas

  • 333

Exame Informática

O DuckDuckGo vai passar a usar os Apple Maps para mostrar pequenas porções de mapas em pesquisas localizadas e, para resultados mais abrangentes, mostrar um separador à parte. Esta solução vai substituir o MapBox, o OpenStreetMap e alguma tecnologia proprietária especializada em mapas, explica o CEO Gabriel Weinberg, citado pela Cnet.

Os responsáveis do motor de busca explicam que conseguiram um equilíbrio entre não guardar informação pessoal dos utilizadores e oferecer uma boa experiência de utilização em pesquisas relacionadas com localização. A empresa não envia informação identificável como o endereço IP para a Apple ou outros parceiros. «Em pesquisas locais, onde a informação de localização aproximada é enviada pelo browser, nós ignoramo-la completamente», afirma o comunicado.

O foco na privacidade dos utilizadores da Internet tem ganho cada vez mais destaque, especialmente numa altura em que há registo de várias vulnerabilidades que expõem os dados de utilizadores e surgem escândalos como o Cambridge Analytica.

A Apple e a DuckDuckGo não comentaram os detalhes sobre esta parceria.