exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Boeing testou com sucesso táxi aéreo autónomo

A Boeing anunciou ter concluído com sucesso o primeiro voo de teste a um táxi voador autónomo. O aparelho descola e aterra na vertical e tem a capacidade de pairar, mas ainda terá de ser testado em mais cenários, antes de se tornar uma realidade ao alcance dos utilizadores.

  • 333

Exame Informática

O táxi voador em testes da Boeing pretende ser uma alternativa para a mobilidade aérea urbana. O processo ainda está numa fase muito inicial, mas a fabricante confirma que já conseguiu fazer com que o táxi descolasse, pairasse e aterrasse. Numa próxima fase, serão testados os voos em frente e a capacidade de alternar a orientação de vertical para horizontal, embora o feito conseguido agora já coloque a Boeing à frente dos competidores diretos.

A ideia é que este táxi possa ser usado para transporte de passageiros dentro de cidades, evitando o tráfego rodoviário ou ferroviário. O veículo é elétrico e autónomo, tendo um alcance de até 70 quilómetros. A opção por um motor elétrico é mais amiga do ambiente, mas também ajuda a que possa ser usado sobre zonas povoadas sem ruído incomodativo, lembra o Engadget.

A Boeing pretende também desenvolver um veículo de carga em moldes semelhantes, com capacidade de transporte de até 225 quilos.

Em teoria a solução parece ser boa e foi bem acolhida pelas autoridades que deram luz verde aos testes, mas ainda terá de ser criada regulamentação específica para o setor para que os táxis voadores autónomos se tornem uma realidade ao alcance dos utilizadores.

  • 333