exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

PJ detém 24 suspeitos de burla no comércio on-line

boonchai wedmakawand

A operação mobilizou 97 elementos da Polícia Judiciária, tendo sido realizadas 21 buscas domiciliárias e 10 buscas não domiciliárias na zona da grande Lisboa.

  • 333

Francisco Garcia

Da operação realizada pela Polícia Judiciária (PJ) no âmbito de vários Inquéritos dirigidos pelo Ministério Público (DIAP de Sintra e DIAP de Loures) ocorreu uma operação de combate à fraude com o objetivo de intervir em plataformas tecnológicas de vendas de bens e serviços falsos.

No total, foram detidos 24 indivíduos (11 homens e 13 mulheres) com idades compreendidas entre os 22 e os 49 anos. São todos suspeitos da autoria de diversos crimes de burla cometidos através da internet e de branqueamento dos lucros resultantes.

A operação mobilizou 97 elementos da Polícia Judiciária, tendo sido realizadas 21 buscas domiciliárias e 10 buscas não domiciliárias na zona da grande Lisboa.

Os crimes em causa consistiam em simular a venda de bens, nomeadamente automóveis de topo de gama a preço inferior face ao real valor de mercado ou o arrendamento de imóveis através da internet, levando a que as vítimas efetuassem pagamentos por meio de transferências, para contas bancárias abertas em Portugal.

Após realizarem os pagamentos, as vítimas apercebiam-se que os serviços pretendidos não lhes eram disponibilizados, ocorrendo-lhes que podiam ter sido vitimas de uma burla.

Ao todo o valor apurado de lesão patrimonial causado às vítimas é estimado ser aproximadamente de 1.500.000,00 €.

A investigação assumiu contornos internacionais, tendo tido efeito em diversos países da Europa,como por exemplo na Alemanha, Áustria, Espanha, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, República Checa e Turquia.

A Polícia Judiciária vai prosseguir as investigações, no sentido de apurar a natureza e a dimensão desta rede criminosa.

Os detidos irão ser presentes a primeiro interrogatório judicial para aplicação de medidas de coação.

  • 333