exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Mercado de criptomoeda perde 190 milhões de dólares de clientes: fundador morreu e ninguém sabe a password

Cada bitcoin já vale mais 1000 dólares

O QuadrigaCX é um mercado canadiano de criptomoeda que está envolto em polémica. O fundador guardava as moedas virtuais dos clientes num portátil encriptado offline e morreu, sem revelar a password. Estão 190 milhões de dólares guardados naquela máquina.

  • 333

Exame Informática

O mercado QuadrigaCX perdeu o controlo sobre 137 milhões de dólares dos seus clientes, depois de o fundador da empresa ter morrido aos 30 anos e sem deixar a chave de encriptação da máquina onde estão armazenadas as moedas digitais.

A viúva de Gerry Cotten confirmou em tribunal que este faleceu aos 30 anos, vítima de doença de Crohn, na Índia. Cotten seria a única pessoa que sabia a password de desencriptação do portátil desligado da Internet onde estavam alojados milhões de dólares em moeda digital. Esta prática é conhecida como “cold wallet” e visa prevenir o roubo de cibermoeda através de hacks a PCs ligados à Net.

No total, mas de cem mil clientes estão afetados e privados de aceder aos mais de 137 milhões de dólares guardados desta forma. Por outro lado, há mais de 53 milhões de dólares também inacessíveis devido a disputas com terceiros, noticia o Ars Technica.

A viúva diz que tentou procurar em todo o lado pela chave de encriptação que pudesse estar escrita num papel, mas sem sucesso. Outra medida passou pela contratação de especialistas para tentar desencriptar o computador usado por Gerry e uma pen USB que foi encontrada nos bens do falecido. Um dos peritos conseguiu entrar nas contas de email pessoal e profissional do fundador, mas não na conta de email encriptada, nem no serviço de mensagens encriptadas usados por Gerry Cotten.

Para agravar o cenário, muitos dos clientes terão continuado com as transferências de fundos para o QuadrigaCX, mesmo depois da morte do fundador. O site foi colocado como inacessível recentemente e só com uma nota a explicar o sucedido. A empresa está a preparar para ser inscrever num sistema de proteção no Canadá para conseguir liquidar os valores reclamados pelos clientes.

  • 333