exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Pode a Tesla vir a adotar baterias de estado sólido da Maxwell?

Westend61

A Maxwell Technologies é famosa pelo fabrico de ultracondensadores utilizados por várias empresas na indústria automóvel, que podem vir ser utilizados pela Tesla.

  • 333

Francisco Garcia

A Tesla está em vias de comprar a Maxwell Technologies, uma empresa sediada na Califórnia conhecida por produzir unidades de armazenamento energético para vários setores da indústria, inclusive para o fabrico de automóveis. A Tesla ofereceu 4,75 dólares (cerca de €4,16) por ação, e tudo indica que o acordo entre as duas companhias possa ser finalizado durante o segundo trimestre de 2019. A aquisição deverá ser feita sem transferência de capital, mas recorrendo apenas à troca de ações.

Esta aquisição pode significar um passo importante para o desenvolvimento das baterias e sistemas elétricos da Tesla. Os ultracondensadores da Maxwell já são usados em alguns modelos de automóveis híbridos como, por exemplo, a Volvo.

Além dos seus pseudocondensadores, componentes com características entre as células de bateria e os supercondensadores, a Maxwell desenvolveu uma bateria de elétrodos sólidos com uma elevada capacidade de armazenamento e uma densidade energética de 300 Wh/kg (watts hora por quilograma). Este é um valor muito acima do que as melhores baterias de iões de lítio são capazes de oferecer (na casa dos 200 Wh/kg).

  • 333