exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Programador descobre falha "caricata" em ATM e levanta mais de um milhão de dólares desde 2016

Na China, um funcionário de um banco, programador informático de profissão, descobriu uma falha básica no sistema de ATM e roubou mais de um milhão de dólares, em mais de 1300 levantamentos, desde novembro de 2016.

  • 333

Exame Informática

Qin Qisheng trabalhava para o Huaxia Bank e detetou que o sistema de ATM do banco não registava corretamente os levantamentos feitos pela meia noite, dispensando o dinheiro, mas não o retirando da conta do cliente. Esta falha gerava um alerta que depois seria corrigido pelo banco. Mas Qisheng conseguiu escrever um script que eliminou estes alertas e conseguiu com sucesso, desde novembro de 2016 até janeiro de 2018, fazer mais de 1300 levantamentos, num total que passa o milhão de dólares.

Os responsáveis do banco aceitaram até desistir de apresentar queixas se o programador devolvesse o dinheiro. Aparentemente receavam a má publicidade que o caso pudesse trazer, sobre um falha que até já teria sido resolvida. No entanto, o tribunal não aceitou que a queixa fosse retirada.

Qisheng argumentou que retirou o dinheiro como uma forma de testar o sistema e que estaria a guardá-lo até o banco o reclamar. No entanto, o tribunal considera que o facto de o montante estar “guardado” na sua conta pessoal e até já ter sido usado para alguns investimentos em bolsa em nome pessoal não se enquadram bem no argumento de que seria apenas um teste.

O programador vai ser condenado agora a dez anos e meio de prisão na China.

  • 333