exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Apple vai pagar a adolescente que descobriu o bug do FaceTime

ODD ANDERSEN

Grant Thompson tem 14 anos e descobriu a falha do FaceTime que permitia ouvir o utilizador, mesmo que a chamada não fosse atendida. Apesar de a Apple não ter respondido aos alertas na altura, a empresa fez saber que irá pagar ao jovem pela descoberta.

  • 333

Exame Informática

Grant tem 14 anos e descobriu a falha enquanto estava a preparar um chat de grupo no FaceTime com os amigos com que joga Fortnite. A mãe de Thompson explica que o jovem tentou contactar a Apple para os alertar da falha por várias vezes, através de email e das redes sociais, mas a empresa não respondeu. Entretanto, a vulnerabilidade tornou-se conhecida e a marca de Cupertino teve mesmo de colocar os chats de grupo do FaceTime offline.

Em algumas horas, com o iOS 12.1.4 a Apple lançou uma atualização de segurança que sanou a vulnerabilidade. Agora, a Reuters avança que a empresa vai recompensar a família Thompson e dar um presente adicional destinado à educação do jovem. O valor a pagar não foi revelado, mas a Apple chega aos 200 mil dólares por falha revelada através do seu programa de caça de bugs.

Em 2016, o Facebook pagou a uma criança de dez anos 10 mil dólares por ter encontrado uma forma de apagar comentários de outros utilizadores dos servidores do Instagram.