exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Asus ZenBook: novos modelos de 13”, 14” e 15” estão a chegar

Créditos: Francisco Garcia

Com um novo design mais compacto, um ecrã NanoEdge sem moldura nos quatro lados e margens ultrafinas, a nova linha da Asus já está disponível em pré-venda até dia 20 de fevereiro.

  • 333

Francisco Garcia

A Asus apresentou esta sexta-feira a nova gama de computadores portáteis ZenBook, que se encontra já disponível em pré-venda, com 13, 14 e 15 polegadas. Em comparação com a geração anterior, são mais leves, têm dimensões menores e contam com um design NanoEdge sem moldura, com um rácio ecrã-corpo de 95%.

O ecrã quase sem margem tem resolução Full HD e todos os modelos apresentam uma tampa com acabamento em metal que conjuga as cores azul e dourado.

Os ZenBook 13 e 14 estão equipados com o novo NumberPad, que resolve o problema da falta de teclado numérico que,se verificava nos anteriores modelos desta gama. Tocar no ícone do NumberPad no canto superior direito do touchpad revela um teclado numérico em tamanho real iluminado por LED, permitindo a entrada rápida e intuitiva de dados ou cálculos. Já o ZenBook 15 possui um teclado numérico físico tradicional.

«Isto é um modelo de evolução e este é um mercado que tem uma procura muito interessante. É um mercado com alguma fidelidade, pois temos pessoas que compraram um ZenBook de gerações anteriores e que agora, provavelmente, vão adquirir o modelo mais recente», disse André Gonçalves, representante de Relações Públicas da Asus Portugal, em declarações à Exame Informática.

Todos os modelos têm uma câmara de infravermelhos 3D (IR) instalada no topo do ecrã NanoEdge, que possui funcionalidades de visualização no escuro para garantir um login de face mais eficaz.

Os novos ZenBook apresentam uma conectividade que inclui uma porta USB Tipo-C para conexões em qualquer orientação e transferências de dados USB 3.1 Gen 2 (até 10Gbps). Inclui ainda uma porta USB tradicional Tipo-A (até 5 Gbps ou 10 Gbps) e/ou USB 2.0. Todos os modelos incluem uma porta HDMI de tamanho normal e um leitor de cartões microSD ou SD.

A dobradiça ErgoLift, para além de permitir inclinar automaticamente o teclado para a posição de digitação mais confortável, visa permitir uma inclinação mais calculada, que melhore o desempenho de refrigeração e a qualidade de ressonância do áudio.

«Temos uma grande expectativa com a linha ZenBook, pois estamos a servir um mercado mais vasto do que anteriormente. Agora temos a vertente criativa também incluída, uma melhor placa gráfica e desempenho que tornam este portátil um equipamento muito eficaz na edição de vídeo e de fotografia», concluiu o responsável da Asus Portugal.