Medalhas olímpicas de Tóquio 2020 vão ser feitas de lixo eletrónico reciclado

Como gesto simbólico, o Japão anunciou que as medalhas a distribuir durante os Jogos Olímpicos de Tóquio no próximo ano vão ser feitas a partir de lixo eletrónico reciclado. Foram recolhidos mais de cinco milhões de dispositivos em fim de vida que serão agora reconvertidos.
A organização dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 quer que as medalhas desta edição sejam também um alerta para a importância da sustentabilidade. Para o efeito, as lojas da NTT Docomo e alguns organismos públicos foram usados para recolher tablets, portáteis, smartphones e outros equipamentos que serão agora reconvertidos em medalhas. No total, mais de cinco milhões de equipamentos, pesando mais de 48 mil toneladas.
A equipa explica que atingiu as necessidades de bronze (2700 quilos) em junho, está nos 93,7% do ouro necessário (com 30,3 quilos) e nos 85,4% da prata precisa (4100 quilos), noticia o Engadget. O programa de recolha decorre até 31 de março, pelo que espera-se que as metas sejam atingidas e todas as medalhas a distribuir sejam produzidas desta forma. Em 2016, nos Jogos do Rio de Janeiro, foram dadas mais de 900 medalhas, com um peso de mais de 500 quilos.
O Comité Olímpico estipula que as medalhas de ouro têm de ter pelo menos seis gramas de outro e 92,5% de prata. O design final das medalhas deve ser conhecido durante o verão.
Relacionados
-
«Vai ser uma luta, porque estas multinacionais não estão habituadas a que se exija estes impostos»
Em março, o BE começa a defender no Parlamento uma nova taxa para redes sociais e plataformas online. Pedro Filipe Soares, deputado do BE, considera que é uma questão de justiça fiscal: «Qualquer café envia faturas para a AT. Não estamos a pedir nada demais a estas multinacionais»
-
Asus ZenBook: novos modelos de 13”, 14” e 15” estão a chegar
Com um novo design mais compacto, um ecrã NanoEdge sem moldura nos quatro lados e margens ultrafinas, a nova linha da Asus já está disponível em pré-venda até dia 20 de fevereiro.
-
RGPD: BE, CDS e PSD vão chumbar isenção de coimas para o Estado
A proposta de isenção de coimas para entidades públicas que não cumprem a legislação de proteção de dados deverá ser chumbada pelos grupos parlamentares do BE, CDS e PSD. Governo tem margem de manobra reduzida devido ao atraso na execução Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD)
-
Parlamento prepara-se para fixar idade mínima das redes sociais nos 16 anos
PS, CDS e PCP pretendem alterar a idade mínima para a autorização do tratamento de dados pessoais. A lei que executa o Regulamento Geral de Proteção de Dados prevê a confirmação de idades com a Chave Móvel Digital ou o Cartão do Cidadão.
-
Apple vai pagar a adolescente que descobriu o bug do FaceTime
Grant Thompson tem 14 anos e descobriu a falha do FaceTime que permitia ouvir o utilizador, mesmo que a chamada não fosse atendida. Apesar de a Apple não ter respondido aos alertas na altura, a empresa fez saber que irá pagar ao jovem pela descoberta.
Em destaque na Homepage
-
Fortnite não volta à loja de apps da Google se não aceitar dar 30% das vendas
10.12.2019 às 11h24
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
EUA: Tesla bate em carro da polícia quando estava em modo de Autopilot
10.12.2019 às 10h16
-
-
-
-
-
-
-
-
Comentários