exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Google testa integração de Realidade Aumentada no Maps

A Google anunciou que a opção Walking da aplicação Maps vai ser enriquecida com um modo de Realidade Aumentada, que irá tornar a navegação mais clara.

  • 333

Exame Informática

A Google está a testar a Realidade Aumentada no Maps. A ideia é sobrepor setas sobre a imagem que está a ser captada pela câmara para obter indicadores visuais de qual o melhor caminho a seguir. Nesta fase, a funcionalidade está a ser testada na opção Walking, indicada para quando se quer usar o Maps para ir a pé do ponto A ao ponto B.

Uma das principais aplicações é quando o utilizador sai de uma estação de metro ou de um local sem rede e tem de aguardar pelo pequeno ponto azul no mapa para saber onde está. Esta informação demora algum tempo a surgir e nem sempre é possível saber-se em que direção se está. Com a Realidade Aumentada, as setas indicam logo qual o caminho a tomar.

Este modo vai funcionar como o Pokémon Go ou como funcionam os filtros do Instagram, ao adicionar uma camada de imagem criada no computador sobre a imagem captada pela câmara, em tempo real. A Google pretende que os utilizadores só tenham o telefone à sua frente durante breves momentos do percurso e não que andem sempre a ver o mundo através da câmara do telefone, lembra a Cnet. Para moderar a utilização, caso o modo AR esteja ativo durante muito tempo, o sistema alerta o utilizador para a necessidade de o pousar por um pouco.

Os testes estão a ser feitos em pequena escala, com developers e voluntários locais e ainda não há qualquer indicação de quando é que a Realidade Aumentada vai chegar aos Maps de todos.