exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

IBM e o futuro dentro de 5 anos: soluções tecnológicas para a Agricultura e a Ecologia

kiszon pascal

As 5 inovações da IBM previstas no estudo "5 in 5" têm por base tecnologias como a Inteligência Artificial (IA), Blockchain, IoT e cloud e pretendem responder à crescente população mundial através de uma reorganização da cadeia de abastecimento alimentar e às preocupações ecológicas relacionadas com a utilização de produtos feitos com plástico.

  • 333

Francisco Garcia

O anúncio da IBM foi feito no Think 2019, um evento anual da empresa dedicado às áreas da tecnologia e da inovação, que decorre até ao dia 15 de fevereiro, em São Francisco. As soluções passam por trazer crédito a agricultores que nunca tiveram uma conta no banco, digitalizando e capturando todos os detalhes do processo agrícola, desde a qualidade do solo às competências de condução de um trator, passando pelo preço da fruta vendida no mercado. Recorrendo à Inteligência Artificial, o Digital Twin (gémeo digital) utilizará estes dados para fazer uma previsão precisa do rendimento das colheitas e, assim, ajudar a expansão dos agricultores.

Além disso, a introdução do Blockchain pretende eliminar alguns dos custos no processo de produção. Agricultores e fornecedores vão saber as quantidades que devem plantar, encomendar e enviar de forma precisa, evitando haver desperdícios alimentares.

Uma das preocupações será também o mapeamento do microbioma, que pretende aumentar a proteção e conhecimento das bactérias que podem ser prejudiciais ou benéficas para a saúde humana. Uma das inovações vai permitir que, através de um telemóvel ou outro dispositivo com sensores de IA, se detetem agentes patogénicos alimentares em apenas alguns segundos. Com estes sensores, o combate contra a Salmonella e a E. coli pretende ser muito mais eficaz.

Como não podia ser esquecida, a reciclagem também está incluída no novo programa de inovações da IBM. Agora pacotes de plástico, sacos de supermercado e roupas serão recicláveis graças à implementação de inovações como a VolCat, que através de um processo catalisador digere plásticos (chamados poliamida). É utilizada uma substância que pode ser alimentada diretamente nas máquinas de fabrico de plástico, para que no final do processo seja possível fazerem-se novos produtos.