exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Waymo mostra carro autónomo que responde às instruções de polícia sinaleiro

Exame Informática

  • 333

A Waymo apresentou um conceito onde um veículo autónomo é capaz de interpretar os gestos feitos por um polícia que pode estar num cruzamento, por exemplo, quando os semáforos avariam.

Exame Informática

A Waymo afirma que consegue treinar a IA que equipa os veículos autónomos de forma a que seja capaz de interpretar os gestos e comandos exibidos por um polícia ou por alguém na estrada. A solução é capaz de se comportar de acordo com as instruções de parar ou circular que sejam dadas por um polícia quando, por exemplo, há um semáforo avariado.

Já em 2016, a Waymo tinha afirmado que a tecnologia de veículos autónomos conseguia interpretar sinais de ciclistas nas proximidades, tratando-os como obstáculos a monitorizar e evitar.

O vídeo publicado pela Waymo no YouTube mostra como o veículo reage aos comandos gestuais: suspende a marcha e retoma-a quando o polícia o determina. O vídeo mostra que o carro se aproxima de um cruzamento onde há um bloqueio vermelho virtual que impede a passagem. O software interpreta o bloqueio e aguarda pela instrução do polícia para avançar.

Veja o vídeo aqui publicado.

  • 333